segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

“UM POSTAL VALE MIL IDEIAS”


Postal - David Parente



Postal - Marisa Mina








Concurso “UM POSTAL VALE MIL IDEIAS”


O Plano Nacional de Leitura lança, aos alunos dos 2º e 3º ciclos do ensino básico e do ensino secundário, o desafio de criarem um postal ilustrado. Pede-se que elaborem um pequeno texto em que demonstrem capacidade de síntese, cruzando esta competência com as que se desenvolvem no âmbito das artes plásticas.
Na elaboração do postal ilustrado, pretende-se que se experimentem diversos meios expressivos, pelo que a mensagem escrita deve ser interpretada e representada mobilizando-se elementos da comunicação visual. Terão que escrever o máximo de informação com o mínimo de palavras e de serem capazes de expressar plasticamente o sentido daquela.
Os alunos deverão escolher um livro que tenham lido e, a propósito deste, escreverem um pequeno texto adequado a um postal. Este postal será dirigido ao autor do livro, ao seu ilustrador ou a uma das suas personagens. Os alunos podem falar de aspectos que lhes tenham despertado interesse no livro ou colocar questões ao destinatário escolhido, utilizando mensagens curtas e mostrando que as poucas palavras do pequeno texto de um postal podem conter mil ideias, que serão interpretadas e representadas através de elementos da comunicação visual, com recurso a diversos meios expressivos.Cada aluno poderá concorrer apenas com 1 postal e a escola não mais de 3 postais, sendo 1 por cada nível de ensino

Envio dos trabalhos seleccionados - de 14 a 18 de Março de 2011 através do preenchimento do formulário “Um postal vale mil ideias “, disponível no Sistema de Informação do Plano Nacional de Leitura, no seguinte endereço http://sipnl.planonacionaldeleitura.gov.pt/login.jsp

Consultar: http://www.planonacionaldeleitura.gov.pt/Concursos/index.php?s=concursos&tipo=1&concurso=51


Esclarecimento

“ 4.4. Cada concorrente poderá apresentar apenas um trabalho e cada escola não agrupada/agrupamento poderá apresentar até aomáximo de 3 trabalhos, sendo apenas 1 por cada ciclo/nível de ensino (um postal pelo 2º ciclo, um postal pelo 3º ciclo, um postal pelo ensino secundário).
4.4.1. A inclusão de texto escrito é obrigatória não podendo este ultrapassar os 700 caracteres (excluindo espaços), podendo o autor fazer as suas próprias opções relativamente às outras características como formato, tipo, cor, localização, etc.
4.4.2. O postal a apresentar não tem que seguir o modelo de um postal tradicional, pelo que:
- as dimensões e o formato do postal são livres;
- a indicação do remete e/ou do destinatário não têm que constar em locais predefinidos;
- não é obrigatório que tenha frente e verso.
4.5. Os trabalhos em concurso são apresentados através do formulário disponível no SIPNL (http://sipnl.planonacionaldeleitura.gov.pt/login.jsp) em conjugação com o envio, para o endereço electrónico – umpostalvalemilideias@gmail.com, de uma mensagem, por cada postal ilustrado apresentado a concurso, onde se identificam trabalho/aluno/ciclo/nível/escola/agrupamento e se associa um único ficheiro de imagem (JPEG, TIFF, BMP, PNG ou, caso prefiram, em PDF) com o trabalho proposto.
4.6. Relativamente à elaboração do postal, ficam ao critério do autor todas especificações não mencionadas neste regulamento.

Sem comentários:

Enviar um comentário